sexta-feira, 23 de julho de 2010

MINHAS DECISÕES DETERMINAM A MINHA VIDA COM DEUS

Pregador: Marcos Soares
Em: 17/04/1010

Texto: 1 Rs 17: 8-24 - Relato sobre a viúva de Zarefate


O homem recebeu de seu criador, o livre arbítrio. A opção de escolha, de suas decisões. Mas Deus também deixou ao homem, exemplos registrados na Bíblia que fizeram escolhas certas e escolhas erradas para que as futuras gerações não se deixem enganar e recebam de Suas mãos a coroa da vida.

 A QUEM CABE A DECISÃO DE MORTE PARA MIM?
Quem determina a situação de morte na vida do homem, é o próprio homem. Deus ao criar o homem, o criou para reinar sobre a Terra e viver para toda eternidade.Não lhe imputou nenhma condenação. O fez com tanto amor que o chamou de "...sua imagem e semelhança". mas o primeiro homem criado por Deus, fez uma escolha e com isso trouxe maldição para a Terra. O ser criado por Deus, era feitura de suas mãos, mas se afastou de Deus ao deixar que a sua vontade prevaçecesse sobre a vontade de Deus.

Existe um decreto para nossas vidas: MORTE -ADÃO - PECADO.
ABília relata alguns acontecimentos que refletem claramente as escolhas que o homem faz.:
Ex: O rei Acabe ao assumir o reino, virou as costas para Deus. Foi o sétimo Rei de Israel, casou-se com Jezabel e durante o seu reinado, cultuou Baal, sob o patrocínio de sua própria esposa. Em uma batalha contra Ben-Hadade II, morreu durante o combate.

Fomos criados para dar certo
Deus derram aunção sobre nossas vidas, mas muitas vezes nos acomodamos dando ênfase às ervas daninhas e morremos. (Jesus nos revela através desta parábola que a visão de reino não esta contido em solo geográfico e sim no solo espiritual embora se utilize deste solo terreno para nos ensinar enquanto grãos que somos ,como deve ser nossa terra.). Com isso, entendemos, que Deus não tem filhos predileto, tem filhos mais achegados e que o lugar em que você está, não determina quem você é. Se você não salgar, não serve, se não iluminar, não serve. Independente do que estou vivendo, Deus está comigo e vivemos segundo aquilo que está impregnado dentr de nós.
O relacionamento é independente das circunstâncias
O lugar e os conflito  pessoais jamis devem abalar a nossa vida com Deus. Ao ler o texto sobre a viuva de Zarefate, nós leva a interpretar que  o relacionamento da viúva era difícil, pois vivia em conflitos: era viúva, pobre, necessitada até mesmo de alimentos, não tinha esperança de vida nem mesmo para o amanhã. (sabia que a morte era seu futuro bem próximo - o amanhã). A fé, certeza do amanhã era a morte. Isso movia a fé daquela mulher. Uma angustia tomava conta de sua vida, pois o único filho que tinha morreria de fome.
Muitas vezes nossos celeiros estão abarrotados, não passamos por situações iguaus a essa e temos outras prefer~encias, que não é Deus.






AVIVAMENTO NA ADORAÇÃO

PEDRA QUE FAZ O CRENTE TROPEÇAR E O AVIVAMENTO NÃO ACONTECER.

  • Religiosidade

João 4: 19-24
"Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.". 

Esses versículos retratam muito bem a questão da religiosidade confundindo o verdadeiro sentido da adoração. Muitas pessoas acham que ser cristão nada mais é do que ser religioso e praticar coisas boas em datas que lhes são convenientes e esquecem que a Adoração deve estar permanete dento de cada ser humano. Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, o nosso Deus deve ser exaltado e precisamos entender que nossas vidas são referenciais de adoração e avivamento através de atitudes de verdadeiros servos. 

COMO AVIVAR AS CHAMAS DA ADORAÇÃO DIANTE DOS PROBLEMAS DO COTIDIANO?
  • Adorando a Deus...Buscando com o coração - (v 22)
Não há um lugar específico para se render aos pés do Senhor. Precisamos crêr naquele a quem servimos.

A QUE MOMENTO?
  • Isso depende de cada um em se colocar na presença do Senhor.
A mulher samaritana nem conhecia a Deus, mas bastou poucos minutos de conversa para que ela reconhecesse que estava diante de um homem especial. De alguém que era diferente e que podia fazer toda diferença em sua vida. Um encontro por acaso, mas simplesmente Extraordinário. Nesse encontro com Jesus, aquela mulher teve o discernimento de saber que estava diante de um profeta e sua alegria foi tão grande que não se conteve e não hesitou em ir chamar outros para que conhecessem a Cristo. Esse encontro transformou todo o percurso de vida daquela mulher. Se tornou uma evangelista em potencial, pois verdadeiramente crêu e entendeu que não podia sair dali a mesma pessoa. Algo especial invadiu o seu ser de tal forma que ignorou até mesmo os riscos que podia correr em ser confundida com uma louca. "Como podia alguém sair para ir buscar água em um poço, uma mulher que por situações políticas da época era inferior aos Judeus, sem merecimento, nem privilégios ter um encontro com o próprio Cristo?"

  • Diante de circunstãncias adversas - Problemas

 Porque nós que muitas veses estamos dentro das igrejas , que dizemos conhecer o Senhor, somos tão difícies de sermos tocados?  
Isso acontece, porque muitas vezes nos acostumamos com a letra, mas a letra mata e o Espírito é quem vivifica. Se vamos a igreja como meros expectadores e não deixarmos que a pregação (mensagem) entre em nosso coração, jamais teremos um ENCONTRO verdadeiro com Cristo e nunca seremos alcançados pela sua Salvação. Vivenciamos problemas no nosso dia a dia e eles chegam a tomar proporções gigantescas, alimentados pela nossa mente e de certa forma trancamos e guardamos a chave de nosso coração para que ninguém tire de nós aquilo que registramos na mente e ransportamos para o coração. Você sabia que seu coração tem chave? E que essa chave não tem cópia e nem existe nenhuma forma de xerocar outra idêntica? Onde está essa chave? Para quem você a entregou? Você a perdeu? Deu para seu filhinho brincar com ela? "Cadê essa chave"? Disse jesus: "...Eis que estou a porta e bato, se abrires...". 
Muitos homens colocaram a chave do coração nos problemas, no secular, no financeiro e zombaram do Espírito Santo e hoje estõ selecionados como inquilinos do inferno. Tiham grandes sonhos, grandes projetos, conquistas a serem concretizadas, mas embarcaram até mesmo em embarcações certas, mas com pilotos errados, que não conheciam a rota da verdadeira estrada. Da rota que leva ao sucesso pleno, prosperidade eterna. Hoje, muitos homens estão sem chances de voltar atrás, pois já morreram sem enxergar o rumo certo, não tem mais a chance que eu e você estamos tendo de tomar o rumo certo e viver eternamente. 
Queridos, somente Cristo pode nos guiar. Ele precisa estar no barco.Se você tem dado a chave de seu coração para outro, que não seja o Autor da Vida, ainda há tempo de ser resgatada. Só você pode fazer isso. Escute: "ELE continua batendo na porta de teu coração..." (Apocalipse 3,19). Pegue a chave e entregue a Ele e viverás em abundância de vida eternamente.

CONCLUSÃO 

O mundo hoje oferece muitas oportunidades de uma vida regada de sucesso, fama, dinheiro e tudo que a carne deseja, mas quero te alertar, que as ofertas que Satanás te dá hoje tem prazo de validade. Mas Cristo tem tudo em abundância e não tira de ti o direito de viver em plenitude de prosperidade em todas as áreas de sua vida. Hoje é dia de escolha. Pegue a chave de seu coração e entregue-a a quem tem a melhor oferta. Não importa como você está e nem o que está passando, Cristo tem a solução para tua vida. "Escolhe a Vida para que vivas..." (Dt. 30:19), "Eu vos ensinarei o caminho bom e direito", por isso, "temei ao Senhor, servi-O fielmente e vêde quão grandes coisas Ele fará, mas se perseverardes em andar no caminho do mal, perecereis vós e o vosso rei" (I Samuel 12:24-25).
Amém.
Pra. Wildete Silva - Igreja Batista da Paz Caxias-MA

Brasilia(DF) 23/07/2010



segunda-feira, 19 de julho de 2010

RETIRO RADICAL

O TOQUE DA TROMBETA VAI SOAR E HAVERÁ UM GRANDE MOVER DE DEUS NESSA CONVOCAÇÃO PARA TODOS OS JOVENS QUE DESEJAM MAIS DE DEUS. UM INVESTIMENTO DAS REDES DE JOVENS DE TODAS AS IGREJAS BATISTA DA PAZ - 
CAXIAS. Dias 30/07 a 01/08/10
RETIRO JOVEM RADICAL 
LOCAL: SÍTIO MANAIM 
PRELETORA- PRA. ANDRÉIA - MINISTÉRIO SHALOM -SÃO LUIS 
INSCRIÇÃO COM O SEU LÍDER VALOR: 35,00 

PRAZO PARA INSCRIÇÃO - 20/07 E PODE SER ESTENDIDA ATÉ DIA 25.
NÃO ESQUEÇA DE LEVAR SEUS OBJETOS PESSOAIS COMO PRATO, COLHER, REDE, CORDA...E ACIMA DE TUDO UMA GRANA EXTRA PARA COMPRAR DELICIOSOS LANCHES EM NOSSA CANTINA. 

TODAS AS TARDES SERÃO LIVRES E NO SÁBADO A NOITE SERÁ A FESTA DAS TORCIDAS. 

ATENÇÃO! 

PROCURE SEU LÍDER PARA SABER A COR QUE IDENTIFICARÁ A SUA REDE. 
SERÃO DIAS DE GRANDE BENÇÃO PARA TODOS ÀQUELES QUE ESTÃO DISPOSTOS A RECEBER UM INVESTIMENTO ESPIRITUAL VINDO DO TRONO DE DEUS.
SAÍDA: 18h SENDO QUE OS JOVENS DA CENTRAL SAIRÃO DA PORTA IGREJA, ASSIM COMO OS DA COHAB, TAMBÉM SAIRÃO DE SUA IGREJA. 
ESSE INVESTIMENTO ENVOLVERÁ OS JOVENS DE TODAS AS CONGREGAÇÕES DA IBPAZ. NÃO PERCA E SEJA PLENAMENTE ABENÇOADO. 
(Informações cedidas por Ritinha - Cohab)

MOMENTOS ESPECIAS EM SÃO LUIS -CONGRESSO DE JOVENS


PRELETORES: BISPO MAURÍCIO E BISPA RAQUEL
MANAUS -AM


 


MUITA UNÇÃO E PALAVRAS PROFÉTICAS DERRAMADAS EM SOLO FERTIL:


MARANHÃO


UM CONGRESSO SOBRENATURAL


UM CONGRESSO, UMA PALAVRA PROFÉTICA E UMA MUDANÇA PARA TODA VIDA


ESTIVERAM PRESENTES ALGUNS PASTORES QUE ESTÃO SOB A LIDERANÇA DO AP. PAULO JORGE. DENTRE ELES PODEMOS DESTACAR: PR. IVANILSON, PR. MARCOS FERREIRA, PR. MARCO LEITÃO, PR. WILSON LINO, LÍDER DA REDE DE HOMENS CENTRAL: ANTONIO DE JESUS, LÍDERES DE CÉLULA DA CENTRAL, LÍDERES DO PONTE, COHAB, VOLTA REDONDA E ITAPECURUZINHO. DESTACAMOS AQUI A PRESENÇA DE HOMENS QUE TEM FEITO A DIFERENÇA NA NOSSA CIDADE: LEONARDO, JOSÉ MIGUEL, EKTAMAR, JURACY, ILVAN, WILSON GUILHARD, LEO BATISTA, DEURIVAL, JERFESSON, LEAL, NILTON CÉSAR E TODA UMA EQUIPE DE HOMENS ABENÇOADOS. 
"NÓS AS ESPOSAS AGRADECEMOS A DEUS POR ESTE GRANDE MOVER. "

APÓSTOLOS SÍLVIO E PAULO. UMA AMIZADE QUE REFLETE A UNIDADE DO GOVERNO DE DEUS ENTRE DOIS MINISTÉRIOS GRANDEMENTE ABENÇOADOS.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

VOCÊ TEM SUPORTADO A ABSTINÊNCIA DO PECADO POR AMOR A CRISTO? ISSO SE CHAMA MISSÕES

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE OS VÍDEOS DE AVIVAMENTO DAS ILHAS FIJI

Link do Documentário Completo: http://www.youtube.com/view_play_list?p=01182C8EC63B5F1C Série Transformações - Legendado Transformações 3 - Ruja o Mar - Avivamento das Ilhas Fiji - DVDRip - Legendado Transformando pessoas...Transformando comunidades...Transformando nações George Otis Jr. e o Sentinel Group têm pesquisado e documentado este mover de Deus. Desde o Sul do Pacífico, até o Ártico canadense, passando pelo o coração da África - nesses lugares Deus está acima de todas as coisas. É um documentário produzido por George Otis Jr, que relata um maravilhoso avivamento que está varrendo Fiji. Também é o testemunho do poder da unidade dos cristãos, com sinais e maravilhas, rápido crescimento da igreja e transformação sócio-política. Seja impactado e despertado através deste documentário que irá fazer você repensar sobre seu papel nestes dias. Título no Brasil: Transformação 3 - Ruja o Mar - Avivamento das Ilhas Fiji Título Original: Transformations QUE PAÍS É ESTE AFINAL? A República Democrática Soberana de Fiji está situada no Pacífico, no continente que nós chamamos de Oceania. O país é composto de 2 grandes ilhas e outras 110 bem pequenas. A população de Fiji é cerca de 930.000 habitantes, composta por melanésios, indianos, polinésios e chineses. É um país pobre onde a maior parte da população vive do comércio, agricultura de subsistência e pesca, além do turismo e da cultura do açúcar. O quadro religioso é o seguinte: 58% da população é cristã, 33% é hindu, 7% são muçulmanos, além de uma pequena proporção de Siques, Bahais e Judeus. A maior denominação evangélica é a Metodista, seguida pela Assembléia de Deus e Anglicana. Apesar de uma grande proporção de cristãos, a igreja era marcada pelo nominalismo, legalismo, denominacionalismo, alcoolismo e lares quebrados. COMO COMEÇOU O AVIVAMENTO? No ano 2000 o país passou por uma severa crise. Por 56 dias um grupo de rebeldes manteve reféns com o objetivo de tirar o primeiro ministro do poder. O país estava politicamente dividido, com muitas lutas internas por poder, a economia em crise. Para piorar a situação, durante estes 56 dias houve uma onda de vandalismo, saques e violência pelas ruas de todo o país. Foi uma situação nunca vista antes em FIJI, trazendo total colapso econômico. A igreja evangélica estava sem saída, cheia de divisões internas, lutas por poder, competições denominacionais e sem autoridade de exercer voz profética na nação. A igreja em FIJI só tinha um lugar para ir: para os seus joelhos. Teve, então, início uma campanha de intercessão pelo país. Em meio ao caos, a igreja começou a orar. Por todos os lugares os crentes oravam pelo país, pelos reféns, pelos rebeldes, pelo governo, pela igreja, pelos pastores, por todos os fijianos, para que viesse o Reino de Deus para aquela terra, trazendo de volta a paz desejada. E as orações dos crentes trouxeram o país para fora do desastre. A ordem foi estabelecida, os rebeldes foram presos, os saques, vandalismos e violência na rua cessaram. O colapso econômico foi evitado. Os crentes descobriram o segredo, e não pararam de orar. Aí chegou o avivamento.

EMBRANQUECENDO AO SOL

RUJA O MAR EM FUJI

segunda-feira, 12 de julho de 2010

UM MINISTÉRIO QUE ADORA COM EXPRESSÃO


CONGRESSO DE HOMENS -SÃO LUIS 2010


">

OBJETIVOS, SONHOS, AMBIÇÃO: O QUE TEM MOVIDO O TEU CORAÇÃO NOS DIAS DE HOJE?


INTRODUÇÃO – Conceituar objetivos, sonhos e ambição.
OBJETIVOS – É o que se quer alcançar, o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão com base naquilo que se vê como possibilidade de realização.
SONHOS - Desejar ardentemente; ter como ideal, idealizar, ansiar, aspirar, almejar:
EX: sonhar com um futuro melhor para a humanidade.
AMBIÇÃO – Investidura em conquistar algo que está acima de seus ideais, onde não se coloca limites para essa conquista.
Caso do Goleiro Bruno – Tinha objetivos, conquistou sonhos. Mas se tornou amante se si mesmo. Mas isso é tudo na vida do ser humano? Isso o faz plenamente completo. A Mídia ultimamente tem falado muito de casos e escândalos nos mais variados níveis da sociedade, com casos macabros de morte, tortura, inveja, etc. Bruno ao ser preso, permaneceu a maior parte do tempo calado e o primeiro pedido que fez foi pedir uma Bíblia. Isso mostra que o homem não deve ser tomado como inocente, pois ele tem consciência de onde se encontra a verdade. Levante sua Bíblia. A Verdade é a Palavra de Deus, Amém!!!!
DESENVOLVIMENTO –
Texto: Ap. 19:15
Nestes últimos dias em que estamos vivendo nessa terra os sinais da Volta de Cristo está se cumprindo e muitos passam despercebidos. Não se houve mais nas igrejas falar da renuncia para salvação, O Homem se tornou amante de si mesmo, Muitas igrejas estão distorcendo a verdadeira interpretação da Palavra de Deus. Não se vê mais pregar sobre o grande e terrível dia do Senhor. Porque dias virão diz o Senhor “que virei sobre essa terra e regerei com vara de ferro, porque a abominação desse povo tem cheirado mal as minhas narinas e espalharei a minha ira e o meu furor”. Ap 19. 15
Para qual direção está voltada a nossa mente, nossos objetivos, nossos sonhos? A Bíblia diz que onde está o teu coração, ai está o teu tesouro. Será se temos vivido realmente a vontade de Deus em nossas vidas? Nos dias atuais  estamos com nossas mentes sempre voltadas para esse mundo e não vemos que o temor a Deus vem se esfriando e  que as nossas iniqüidades e negligência  estão nos afastando de Deus.  Mas a Palavra de Deus diz: ... Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muito esfriarão.  Mat 24 ,12
Precisamos atentar para o que o apostolo João nos ensinou em sua primeira epístola, “ Filhinhos não ameis o mundo nem o que no mundo há porque tudo que existe no mundo, as concupiscências dos olhos, as concupiscências da carne e a soberba da vida não pertence a Deus mas sim ao mundo. I Jo 2. 15-16. Temos que ter por consciência que o inimigo da nossas almas não vai roubar a nossa comunhão usando de coisas ruins e desagradável ao nosso olhos, e sim, coisas atrativas e agradável, pois ele sabe que nosso corpo é tendencioso para o pecado e coisas desse mundo. Mas a palavra de Deus exorta.. “ Andai no Espírito para não cumprir os desejos da carne, porque a carne se opõem contra o espírito e o espírito contra a carne para fazer o que quereis.
Na verdade, a carne nunca se converte. Desejamos todos os dias  coisas que saciam nossa alma (isso massageia nosso ego)
Estamos esquecendo dia após dia que o nosso  Deus com a sua infinita misericórdia traçou um plano lindo para que eu e você alcancemos uma vida presente de alegria e uma vida futura de glória. Ele enviou seu filho na terra para que através de um sacrifício pregado em um madeiro, fazendo–se maldito sem nenhum mal cumprindo assim o direito da salvação  para que hoje nós somente obedeçamos a sua palavra e por fim morar em um céu de glória. A Bíblia nos alerta que se infringimos uma lei, somos punidos por isso. No reino de Deus, não é diferente e chegará o dia, em que grandes e pequenos se apresentarão diante de um justo Juiz. Nesse dia, não termos mais direito a advogado, pois será apenas pronunciada a sentença, o decreto do Rei: JUSTO ou CULPADO.
Enquanto estamos na terra, é o tempo de fazermos a escolha para toda a eternidade. Ainda temos um advogado, que “... intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Mas para que isso aconteça, precisamos fazer as escolhas certas. Fazer abstinência.
Você tem tido abstinência do pecado? Isso tem machucado tua carne? Abstinência significa renúncia, mas há uma recompensa. Por isso vale a pena a tua abstinência ao pecado, aos desejos desse mundo, pois algo muito lindo nos espera  no porvir, e então ouviremos  a voz de Cristo dizendo: “ Vinde, bendito de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.. Mat 25. 34.
Precisamos ficar alerta e vigilante. Precisamos analisar o que estamos semeando hoje e que certamente será colheita no futuro, porque a palavra de Deus  nos ensina, Não erreis, porque o Senhor não se deixa escarnecer, pois tudo que o homem semeia isso também ceifará. Porque o que  semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção, mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gl. 6,7-8 Portanto veja o que tu está semeando e mediante esta palavra saberá a tua ceifa!
Com essa admoestação do Senhor, espero que o amado irmão dê liberdade para que o Espírito Santo do Senhor produza arrependimento em vossas vidas mediante tudo que foi falado nesta pregação porque como sacerdotisa do Senhor eu não quero que a tua sentença  diante do Justo Juiz seja essa: “Apartai-vos de mim maldito, para o fogo eterno  preparado para o diabo e seus anjos”,  em conseqüência da tua vida infiel  diante de Deus aqui na terra.
O Apóstolo Paulo ainda deixa registrado para a igreja do SENHOR:
“Quem tem ouvido ouça o que o Espírito de Deus diz a Igreja.”

Wildete Silva.

Brasília – DF.
07/2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MODELO DE UM PROJETO EVANGELISTO EM PRESIDIOS


CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL SEMENTE DE VIDA
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA MINISTERIAL
DISCIPLINA: PRÁTICA II





(nome do seminarista)







A IGREJA CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE: Alcançando presidiários do Centro de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ da cidade de Caxias – MA. 












CAXIAS-MA
2010
(nome do seminarista)











A IGREJA CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE: Alcançando presidiários do Centro de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ  da cidade de Caxias – MA. 

Projeto Evangelístico apresentado para fins de obtenção de nota da disciplina de Prática II co Curso de Bacharel em Teologia Ministerial do Centro de Formação Ministerial “Semente de Vida”, sob orientação da professora Especialista Wildete da Silva Santos.










CAXIAS-MA
MARÇO-2010
SUMÁRIO



1.    Identificação...................................................................................................... 04
2.    Justificativa........................................................................................................ 04
3.    Objetivos............................................................................................................ 06
4.    Problema............................................................................................................ 07
5.    Questões norteadoras.................................................................................... 07
6.    Referencial Teórico......................................................................................... 08
7.    Metodologia....................................................................................................... 11
8.    Cronograma....................................................................................................... 12
9.    Referencias........................................................................................................ 13



















1       IDENTIFICAÇÃO

1.1   Tema: A IGREJA CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE: Alcançando presidiários do Centro de Custódia de Presos de Justiça - CCPJ da cidade de Caxias – MA. 

1.2   Autor(a): (nome do seminarista)

1.3   Orientadora: Profª Teóloga, Especialista em Tecnología da Comunicação, Profª  Wildete da Silva Santos                      

1.4   Instituição: Centro de Formação Ministerial Semente de Vida

1.5   Mês/ ano: Junho de 2009 a Março de 2010.


2       JUSTIFICATIVA

O presente projeto surge da necessidade de avaliar e refletir os direitos constituídos pela Palavra de Deus àqueles que estão em cárceres  (LIVRO, CAP, VERS).

Neste percurso da história do evangelismo, que vem desde o aparecimento de João Batista vários paradigmas foram vivenciados, alguns superados outros ainda bem presentes na nossa sociedade. E, atender uma clientela que estão fora dos conceitos éticos e morais de uma sociedade é uma tarefa que requer preparação por parte da Igreja e principalmente do pastor.

Dentro dessa perspectiva, o tema abordado é de grande importância social, pois traz uma análise mais profunda da necessidade de se fazer um evangelismo de forma mais abrangente, sem fazer acepção de pessoas. Como amostra desse trabalho, foi escolhida o Centro de Custódia de Presos de Justiça da cidade Caxias - MA., e de acordo com os resultados alcançados faremos a análise de dados. ..............
Para que haja resultados positivos neste trabalho, o papel da igreja é importante, pois ele precisa trabalhar de forma a oferecer oportunidades de resocialização dentro da sociedade através da mensagem de salvação que está descrita na Bíblia, que é a Palavra de Deus....... (relevância do trabalho para a Igreja e para a sociedade)






















3 OBJETIVOS
                                                                
3.1 Geral
·         Apresentar o Plano de Salvação em Cristo Jesus aos detentos da CCPJ de Caxias-MA, anunciando a Bíblia como única verdade que anuncia Cristo como único Salvador de toda humanidade.

3.2 Específicos

·         Evangelizar todos os detentos da CCPJ de Caxias-MA, utilizando-se de recursos audiovisuais e materiais impresso;

·         Orar de forma coletiva e individual de acordo com a necessidade de cada um;

·         Louvar ao Senhor com ritmos e equipamentos sonoros;

·         Dar testemunho de vitória e libertação;

·         Fazer apelo para àqueles que desejam ter uma nova vida em Cristo Jesus.

4 PROBLEMA

As Igrejas são responsáveis por anunciar a Salvação em Cristo Jesus, sem fazer acepção de pessoas. Mesmo diante dessa realidade, por que as pessoas que vivem à margem da sociedade, tais como as prostitutas, drogados, enfermos de classe baixa e detentos não são o principal alvo de evangelismo?


5 QUESTÕES NORTEADORAS
·         As igrejas perderam a visão de seu principal papel na terra?
·         As pessoas vistas como “pessoas de bem” tem medo de serem confundidas pela polícia ao estarem freqüentando a casa de pessoas vistas como “bandidas”?
·         O poder coercitivo e o abuso de autoridades por parte de alguns militares provocam na sociedade reações de insegurança?

6 REFERENCIAL TEÓRICO

O ministério de Jesus consistia em proclamar libertação aos cativos (Luc 4:18). Ele espera que a sua igreja visite os presos. O Senhor Jesus está identificado não apenas com os enfermos, mas também com os presos. É por isso que Ele disse: "Estive na prisão, e fostes ver-me" (Mat 25:36). Então os cristãos perguntarão: "Quando te vimos na prisão, e fomos visitar-te?" E então responderá Jesus: "Sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mat 25:40).
Na Carta aos Hebreus, o escritor exorta aos seus leitores que se lembrem dos presos como se estivessem presos (Heb 13:3). Todas essas passagens bíblicas, tudo quanto falamos nos parágrafos acima, deve motivar-nos a evangelizar os presos.

Há quem pense que tais textos bíblicos que tratam do cuidado que devemos ter para com os presos diz respeito aos presos cristãos, que estão injustamente presos. Mesmo que aceitemos tal hermenêutica, mesmo assim, devemos visitar os presídios para evangelizar os ladrões e criminosos que porventura lá estejam, pois Jesus não veio para os sãos e sim para os doentes, não veio para os justos, mas para os injustos, não veio para os salvos, mas para buscar e salvar os perdidos (Luc 19:10; Mat 9:10-13).
Como Evangelizar nos Presídios
Assim como há normas para visitação nos hospitais, assim também há normas para visitar nos presídios. Os cristãos devem respeitar essas normas. Elas visam à boa ordem nos presídios e à segurança de todos. Infringir tais regulamentos, sob o pretexto de que Deus nos guarda e não permitirá que coisa alguma de mau aconteça é imprudência. Procure saber sobre quantas pessoas podem ir ao presídio, se pode levar instrumentos, se pode cantar, se há um lugar para culto com todos os presos, quanto tempo disponível para tal visita, se pode distribuir literatura, etc.

A evangelização nos presídios deve contar com literatura especial. A literatura usada na evangelização nos hospitais não é a mesma a ser usada nos presídios. Há poucas exceções a esta regra. Isto é, há poucos folhetos que podem ser usados nos dois ambientes distintos. Portanto, leia o material a ser distribuído nos presídios, e certifique-se se tal material é o mais indicado.

Cuidados com os textos bíblicos a serem usados. Não se recomenda pregar numa festa de aniversário no texto da morte de Lázaro. Em culto de bodas de casamento, normalmente não se prega sobre a besta do Apocalipse. Cuidado para não apontar o dedo acusador. Não use a Bíblia ou Deus como uma arma ou um juiz implacável contra os pecadores. Lembre-se que nós todos somos pecadores. Não são pecadores apenas aqueles que estão nos presídios.

A evangelização nos presídios requer muito cuidado e sabedoria do cristão. Pode acontecer o fato de o preso procurar um visitante para dizer de sua inocência. É possível que o preso lhe diga que está ali injustamente. É possível também ser isso verdade. Mas esse é um caso para advogado. Peça que ele converse com o seu advogado sobre isso, e se a igreja tiver algum serviço nessa área, diga ao preso que pedirá ao advogado para conversar com ele. Não obstante, não se esqueça de dizer ao preso que tanto você quanto ele são pecadores diante de Deus e precisam do perdão de Jesus, da paz de Deus.

Em sua fala nos presídios, procure sempre incluir-se entre os pecadores, entre os que necessitam do amor de Deus.

EVANGELISMO NOS PRESÍDIOS

Segundo as palavras de Jesus Cristo em Hebreus 13.3, quando Ele nos lembra para nos preocupar e empenhar na visitação aos presos, dizendo assim: "lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos mal tratados, como sendo-o vós mesmo também no corpo".
·         Com estes ensinamentos, nós entendemos que o Senhor quer alcançar não somente as pessoas enfermas e em tratamentos nas internações hospitalares, mas também, as pessoas que se encontram em regime prisional.
Objetivo da equipe de evangelismo:
Levar as pessoas encarceradas nos presídios e delegacias o tão grande amor de Deus através da visitação da equipe de evangelismo e também com a ministração da poderosa Palavra de Deus; acompanhada de poderosa oração e aconselhamento pessoal, sabendo que o Senhor Jesus tem por objetivo alcançar estas vidas dando a elas a oportunidade de conhecer melhor o Reino de Deus através das ações dos evangélicos.

7 METODOLOGIA

O desenvolvimento desse projeto terá como base principal uma pesquisa bibliográfica, acompanhada por uma pesquisa de campo onde ter-se-á uma visão mais abrangente do tema em estudo, trazendo assim uma concretização dos fatos apresentados.

O levantamento bibliográfico não deve ser uma atividade puramente mecânica, com o “empilhamento” exaustivo de todos os livros e artigos a respeito de um assunto. Nem sempre é possível ou conveniente fazer levantamentos exaustivos da literatura sobre um determinado assunto, ainda mais se este tema for excessivamente amplo e genérico. Nossos levantamentos devem ser seletivos e uma primeira maneira de torná-los seletivos é através da demarcação precisa de nossos problemas de pesquisa. Devemos fazer, desde as primeiras etapas da pesquisa, uma avaliação crítica deste material, rejeitando aquelas informações que são claramente inadequadas, mal produzidas ou redundantes. Isto demanda um enorme senso crítico da parte de quem faz o levantamento, o que não deixa de ser mais uma das qualidades exigidas de um bom cientista.(Lakatos, 1992, p 214)


A pesquisa de campo será em forma de diálogos informais no momento do evangelismo que será de forma coletiva e individual dentro do próprio presídio, para que dessa forma possamos coletar dados e informações sobre a realidade apresentada e analisarmos o nível de marginalidade no contexto social atual e reavaliarmos o papel da igreja dentro dessa comunidade objeto de estudo, que é a CCPJ de Caxias-MA.

A pesquisa de campo é uma fase que é realizada após o estudo bibliográfico, para que o pesquisador tenha um bom conhecimento sobre o assunto, pois é nesta etapa que ele vai definir os objetivos da pesquisa, as hipóteses, definir qual é o meio de coleta de dados, tamanho da amostra e como os dados serão tabulados e analisados. (MARCONI & LAKATOS, 1996).


Nesse sentido, tanto a pesquisa de campo quanto a pesquisa bibliográfica se fazem necessárias para ampliar as informações sobre o tema abordado, no sentido de complementar e nortear a investigação feita sobre o estudo em discussão.

Para tanto estaremos em consagração e orando a Deus para que o evangelismo tenha resultados positivos, onde nessa oportunidade estaremos impondo as mãos sobre os detentos, entregando folhetos, distribuindo objetos de uso pessoal, dando testemunho, louvando a Deus com nossas vozes e instrumentos musicais e fazendo apelo para àqueles que querem aceitar a Cristo como Senhor de sua vida.

8 RECURSOS

Folhetos, violão, caixa de som, microfone, CDS com musicas evangelísticas pré-selecionadas, objetos de uso pessoas, tais como sabão, sabonete, toalhas, pente, biscoitos, redes, lençóis, Bíblia, xérox com a letra das musicas que serão cantadas, etc.



9 CRONOGRAMA


Período
                Atividades 
2009
2010
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
J
F
M
Orient. p/ elab. do Projeto






X








Seleção e leitura Bibliográfica






X
X
X






Elaboração do Projeto








X






Digitação do Projeto








X






Revisão e correção do Projeto








X
X





Visita ao presídio












X


Análise dos dados












X
X

Entrega do projeto














X


CONCLUSÃO

Compartilhando com o pensamento do Pr. Washington Roberto Nascimento, ao evangelizar nos presídios, o cristão deve ter como alvo levar a pessoa à conversão e ao serviço a Deus, pelo poder do Espírito Santo, através da comunicação do evangelho. Procure observar os regulamentos do presídio. Não se coloque na posição de juiz nem de advogado dos presos. Você é um arauto de Deus. Você está ali como um pregador das boas-novas. Faça isso. Compartilhe o amor e o perdão de Deus para com os homens
Uma vez sendo aplicado o exercício de visitação da equipe; temos a convicção de que Deus sem dúvidas estará levando através da Sua Palavra a oportunidade de uma libertação espiritual total, pois entendemos que estamos dando continuidade no ministério glorioso de Jesus. (LC 4-19)
Este trabalho também tem gerado um grande beneficio aos agentes penitenciários. Muitos policiais e agentes têm testemunhado que, ao realizarmos os cultos para os presos eles tem se mostrado mais calmos e menos violentos.
Portanto, a sociedade de um modo geral seja evangélica ou não, só tem a se beneficiar com esse trabalho, pois, uma vez que um detento se converte e é exposto a um novo ensinamento, ele se vê tendo a oportunidade de levar uma vida transformada e digna longe do ambiente de violência e criminalidade em que vivia. Gerando assim, uma sociedade mais calma e tranqüila para todos.

10 REFERÊNCIAS