terça-feira, 19 de julho de 2011

ATIVIDADE DA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA


CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL “SEMENTE DE VIDA”
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSOR(A): DELMAIR
DATA: 
MÓDULO - 1





EXERCÍCIOS:  Produção, Análise Semântico e Sintática de textos
Antonio de Jesus Cruz Araújo




TEXTO 1

1-   Pesquisar sobre um texto bíblico que seja narrativo:
R - Atos 2: 1-4, que narra o dia de pentecostes e fala tudo como aconteceu detalhadamente.
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
De repente veio do céu um som como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados e apareceram distribuídas entre eles línguas como que de fogo e pousou uma sobre cada um deles.  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
ANALISE
SEMÂNTICA
Texto narrativo. O enredo é organizado de forma seqüenciada, onde os fatos são narrados seguindo uma lógica. O narrador não se apresenta como personagem do texto, podendo assim ser denominado narrador observador. No segundo parágrafo existe uma colocação na frase que pode ser substituída por outra expressão: “... como que de fogo”.
SINTÁTICA:
O texto possui palavras com:
Dígrafos: assentados, encheu, passaram.
Palavras dissílabas: todos, mesmo, como, vento, toda, casa, onde, fogo, entre, etc.
Paroxítonas: Pentecostes, assentados, passaram, etc.
Verbos: estavam, apareceram, pousou, ficaram (pretérito)
Encheu (presente do indicativo).
Substantivo próprio: Espírito Santo.

TEXTO 2
2-   Descrever os primeiros dias na escola;
R - No meu 1º dia de aula, vi muitas crianças contentes, muitos pais com seus filhos, a professora toda arrumada, a sala com os bancos todos alinhados e senti muita ansiedade por chegar e sentar no meu lugar, mas um sentimento de tristeza me deixou marcas por muito tempo. Meu pai não estava presente neste dia tão importante. Por isso, esse dia foi o pior e o melhor dia de minha vida. O pior, porque todos os alunos foram levados por seus pais e eu, além de ir só, levei os livros em um saco de japonesa. O melhor, porque todo mundo pegou bolo, menos eu. Em compensação, no 2 º dia fui o campeão de “bolo”, para aprender a contar de 1 a 10.

ANÁLISE
Semântica
Texto narrativo descritivo
Características físicas: é um texto coerente, que narra fatos de forma seqüenciada, linear, com começo, meio e fim. O narrador é a personagem principal do texto, pois conta a sua experiência do 1º dia de aula.
Psicológicas: Seus sentimentos são demonstrados no enredo, como a ansiedade do autor ao chegar na escola e sentar-se em seu lugar, sua tristeza pela ausência do pai e sua alegria por não ganhar “bolo”.

Sintática
Na narrativa, os verbos estão no pretérito, por se tratar de algo que já aconteceu. Ex: vi, senti, deixou, estava, foi (verbo ser), foram, levei, pegou, fui. Observa-se a presença no inicio do texto, do pronome possessivo meu. Também são usados muitos adjetivos: contente, arrumada, alinhados, pior, melhor.
Substantivos abstratos: alegria, tristeza, ansiedade.

TEXTO 3

3- Elabore um texto sobre O Poder da Palavra.
A palavra falada tem um alto valor psicológico e espiritual. Às vezes falamos sem pensar e dizemos coisas que podem destruir. Há palavras que constroem, é como a palavra de Deus. Ex: Todas as coisas foram feitas por intermédio da Palavra. “... haja luz, e houve luz”.
A palavra que destrói, é aquela que quando você fala, ela tem o poder de destruir um sonho, uma vida, um sentimento, um casamento, um relacionamento e assim por diante, porque quando você fala, ela bate como uma pedra sobre o emocional da pessoa que a ouve e se transforma em uma placa bloqueadora nos desejos e nos sentimentos da pessoa. Se você faz uma crítica a alguém, se for construtiva, ela tem o poder de animar a pessoa, mas se for destrutiva, tudo o que foi planejado será destruído, deixando ainda marcas profundas na vida da pessoa.
Todavia a palavra pode ser criadora ou destruidora, tanto é que Jesus disse que por nossas palavras seremos julgados. A palavra ao ser pronunciada, tem o poder de atingir tanto quem a ouve, quanto a que fala, pois uma fonte não pode jorrar da mesma abertura água doce e salgada.


ANÁLISE

Semântica:
Texto dissertativo
A idéia principal do texto está centrada no poder que a palavra exerce sobre a vida de alguém.
O processo de raciocínio vai do particular para o geral.
Existem exemplos e comparações. Não possui citações e nem esquemas. Apresenta frases longas, na maioria das vezes, dividindo parágrafos.
O nível da linguagem obedece à norma culta.

Sintática
O texto apresenta frases que transmite as idéias de forma clara.
Os verbos são usados em vários tempos:
Presente – tem, falamos
Pretérito – foi, foram,
Futuro - seremos, será.
Adjunto adverbial:
Negação - não



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