sexta-feira, 15 de julho de 2011

DOENÇAS NÃO PERCEBIDAS

Estudo Para as Células.
25.05.2011

“Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos” ( Lucas 17.11-19).

"Todos os dias, em que a praga estiver nele, será imundo; e imundo habitará só; a sua habitação será fora do arraial" (Lv 13:46).

Introdução:
Conhecemos o quadro da cura dos 10 leprosos. Aqueles homens desejavam uma cura física da doênça lepra, hoje conhecida por hanseníase. Em hebraico, a palavra tsara' át, compreende uma variedade de doenças de pele: psoríase, favo, leucodermia e hanseníase. A atenção deles estava voltada para a cura física, porém, o texto nos revela que os 10 leprosos possuiam uma necessidade de uma cura não só física, mas uma cura que fosse profundamente espiritual. O processo de cura indicado por Jesus revelaria o cárater dos 10 leprosos, ou melhor falando o que eles eram por dentro.  Vejamos alguns pontos que nos ajudarão a aprender com os dez leprosos.

1.    A busca pela cura (Lucas 17.13).
Jonh Gill falou “Que só procura a cura aquele que tem conciência do fato que está enfermo”. Este é um princípio para a cura, libertação e salvação. A lepra era uma doênça que sentenciava a sua vítima. Causava isolamento (os leprosos viviam em áreas separaradas da vida comum em sociedade). A lepra, portanto, era uma doênça nojenta, contagiosa e incurável. O limite de aproximação de um leproso e uma pessoa sã era de cem passos, por isso, aqueles 10 leprosos gritaram (Lc 17.13). Eles foram atrás, pagaram o  preço da busca, venceram preconceitos.  Hoje é o dia de percebermos doênças presentes que podem ser curadas pelo Jesus. Ele é o médico dos médicos. Os dez continuariam leprosos se não ousassem buscar a cura na pessoa certa.
 
2.    O caminho da cura(Lucas 17.14).
Jesus usou uma solução interessante na cura destes leprosos. Em lucas 5.13, Jesus restaurou um leproso tocando-o. aqui não usou o mesmo método. As pessoas diziam que Jesus era contra a Lei de Moisés, então ordena que os leprosos se mostrem ao sacerdote. No entanto, podemos compreender que Jesus está nos ensinando o caminho da cura. A cura passa pela necessidade do templo, do sacerdote. O todo sacerdote existe com o propósito de curar, de restaurar e pastorear. A figura do sacerdote revela a importância da igreja. Existem pessoas que querem ser curadas e não querem nada com igreja  com os líderes que Deus chamou para pastoreá-las. Entendemos que  “…Aconteceu que, indo eles, foram purificados…”. A obediência traz a cura plena. Os líderes existem para direcionar, ministrar,

3.    A profundidade da cura (Lc 17.17,18).
Qual era a verdadeira doênça daqueles homens? Eles eram leprosos no físico, porém no emocional e espiritual eram mais profundamente leprosos. Revelaram uma ingratidão de não reconhecer quem os havia curado. Existem problemas no aspecto físico ou material que são sintomas de amarras no interior. Jesus nos ensinou que a nossa atenção deve está nas coisas que saem de dentro, do coração (Mateus 15.19). Estas amarras são indicações de maldições que podem adoecer a pessoa, sua família e todo o ambiente onde a pessoa vive. Não reconhecer as bênçãos, as oportunidades, o cuidado do Pai celestial é está doenteou leproso por dentro.

4.    O tempo da cura (Lc  17.12,13).
Em Lucas 09.51, vemos que o Mestre estava resoluto no propósito de subir para Jerusalém. Todas as cidades e povoados que estavam neste percurso tiveram uma oportunidade única de receber do Senhor Jesus. Dos 10 leprosos, apenas um foi totalmente curado (no físico e no espiritual), os demais  perderam a grande bênção.  O tempo da cura é aproveitar a oportunidade dada por Deus.
Quantas pessoas perdem oportunidades por  causa de uma atenção desviada do alvo certo. Estão vivendo em função de si mesmas, dos prazeres, dos vícios e daquilo que não agrada ao Senhor. Fazem uma semeadura de destruição para si mesmas. É o engano do inimigo para lhes desviar do amor de Deus. Que hoje você valorize a oportunidade lhe oferecida. Não é importante buscar curas superficiais se Jesus oferece a cura que permanece.

Ap. Paulo Jorge Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário