quinta-feira, 28 de julho de 2011

A LIDERANÇA MOTIVADORA DE JESUS CRISTO




¹Francinalda Santos Vieira
²José Francisco Cruz Vieira








RESUMO

Na Bíblia, em todo o seu trajeto, observa-se Deus, contando com homens para dirigir a história. Retrata com bastante ênfase a atuação de lideres que aprenderam com seus fracassos e, arrependeram-se de seus pecados e puderam realizar sua missão de forma viva e poderosa, Jesus Cristo, deixou um grande legado para a humanidade, mais especificamente aos cristãos sobre a forma de liderar não se deixando corromper pelos valores obstruídos do mundo. O presente trabalho aborda aspectos de uma liderança guiada por Jesus, mostrando como devem se comportar para se tornarem uma “flecha polida” nas mãos de Deus. Ele deu exemplo para que seus discípulos pudessem viver uma vida de santidade e ética cristã, mostrando que um líder tem que ser amadurecido emocionalmente para se tornar uma benção para os seus seguidores, pois transmite segurança e estabilidade tanto nas pequenas situações como nas mais complicadas.
Palavras-chave: liderança, Jesus Cristo, Bíblia.
__________
¹Formação em Magistério pelo Centro Educacional Coelho Neto; Teóloga pelo CFMSV – MA.
² Formação em Técnica Bancária pelo Colégio São Luis de Gonzaga – Diocesano; Teólogo pelo CFMSV – MA.

INTRODUÇÃO
Existem muitos conceitos sobre liderança, tanto no meio cristão como no secular, porém todos giram em torno da palavra influência. Liderar vem do inglês, to lead, que significa, “conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, atravessar”.

“Liderar consiste em exercer influência sobre outros conseguindo o desenvolvimento do seu mais alto potencial. Essa influência envolve o modelar do caráter, o descobrimento de valores e o reconhecimento de qualidades”. (César Castelhanos. 1999)

Vê-se nas Escrituras, que um líder segundo os princípios de Deus, é aquele que exerce influência e Jesus foi o maior exemplo. Há mais de 2.000 anos atrás houve o mais importante acontecimento de toda a humanidade, nascia um líder por excelência, que trazia consigo, carisma e confiança, e o seu nome era Jesus Cristo. Jovem simples, trabalhador, obediente, trazia sobre si uma grande missão, liderar o maior rebanho da humanidade e também se tornar o homem mais influente por todas as gerações (Castelhano,1990). Ele foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Jesus era filho de Deus, e seus ensinamentos geram frutos desde a época do seu nascimento, onde o obedecer de forma espontânea, dedicada e motivada lhe conduz em direção a um objetivo: Salvar os perdidos.
Jesus tem muitas características que o faz ser um líder de excelência, pois transmitindo confiança e segurança ele empolga e empurra seus discípulos para frente. Sempre estimulava a vontade de vencer em todos os seus seguidores. Sempre foi um líder autêntico, pois contagiava a todos com seus valores e princípios. Sua jornada espiritual mostrava que o seu objetivo não era apenas que os outros o seguissem, mais que iniciassem os seus próprios caminhos conscientemente, dando o exemplo de que o líder precisa ter grande força de conquista e enorme carisma para fazer com que as pessoas andem lado a lado com o mesmo, ouvindo e ajudando a divulgar a mensagem a ser seguida. Quando esse líder tem uma atuação carismática, consegue atingir metas com eficiência e plenitude. Jesus tinha iniciativa de líder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de falha e, além disso, estava sempre atento às necessidades de ação e mudança. Uma das virtudes que o líder deve ter é o controle que exerce sobre a própria vida. Jesus não fugia a regra e não esperava as coisas acontecerem. Ele disse: “Sei de onde vim e sei para onde vou eu”. (Jo 8:14). O líder procura constantemente modos de expandir a visão de seus colaboradores bem como sua influência e contribuição.

COMO SER UM LIDER MOTIVADOR A EXEMPLO DE CRISTO
Ninguém é líder a não ser que alguém o esteja seguindo. “Líder é a pessoa que tem a habilidade de fazer com que os outros façam o que não queriam fazer, e que gostem de fazê-lo”.(Dusilek, 2002)
Portanto liderança é saber como mobilizar outros para atingir um objetivo comum. Uma liderança bem sucedida é uma visão combinada com a determinação, com a coragem e com a persistência que são necessárias para atingir um objetivo, para pressionar um trabalho até completá-lo. Analisando o assunto mais profundamente, vemos que há três tipos de líderes, a saber: os que fazem as coisas acontecerem, os que assistem às coisas que estão acontecendo e os que perguntam o que está acontecendo. Nesse sentido, observa-se que há chefias e lideranças, lideranças natas e lideranças adquiridas, onde a nata é àquela que o indivíduo traz dentro de si, já faz parte de sua própria natureza humana e a adquirida é a liderança que é forjada pelas circunstâncias, também aprendida.
Todos nós possuímos de nascimento, dons que nos qualificam ou nos desqualificam para determinadas tarefas e estes dons quase sempre permanecem dormentes, até que uma crise exige que sejam exercitados. Eles podem, e devem, ser desenvolvidos. Dessa forma, se ressalta as características de um líder ensinado por Jesus. Ele sempre fazia as coisas acontecerem em razão dos objetivos que perseguia. Um líder precisa deixar fluir de dentro de si algumas características que evidenciam sua liderança ou o seu poder nato de liderar, mantendo-se firme e focalizado em qualquer situação. Os líderes influenciados por Deus, são os que fazem as coisas acontecer.
Para ser um líder cristão eficiente é necessário pagar um alto preço. A liderança não acontece por acaso, vem através de esforço constante, honesto e completa dependência de Deus. Em todo novo testamento através de sua vida e sacrifício, Jesus Cristo nos deu um exemplo de liderança e de abnegação. Aqueles que tiveram o privilégio de andar com Jesus Cristo e acompanhar de perto seu ministério puderam vivenciar pessoalmente exemplos de liderança daquele que é o maior líder que já existiu. Jesus se apresentava sempre como o Eu Sou, que se dava conhecer pela sua autoridade. Quando se apresentou a Paulo (Atos 9:4 ), de forma imponente e cheia de autoridade, seu poder o atingiu de tal forma que não resistindo caiu do cavalo juntamente com sua incredulidade.
Paulo, antes Saulo perseguidor de Cristo um líder ousado, que não media esforços para defender sua fé, homem estudado e culto, conhecedor da lei de seu povo e por ser zeloso a essa lei punia com prisões e morte aqueles que ousavam seguir a Cristo. Usava de sua liderança para levar milhares de pesquisadores da lei de Moisés a denunciar aqueles que confessavam sua fé. Um dia é impactado pela presença daquele que antes lhe era desconhecido Jesus Cristo. Seu chamado ao ministério através daquela visão lhes transformou em um homem revestido de poder e autoridade não para punir cristãos mais agora, autoridade vinda do céu para liderar e levar os milhares e milhares de vidas a seguir o caminho que é Cristo.
Paulo apesar de não ter sido uma testemunha ocular de Cristo, através daquele encontro fora totalmente revestido da unção de Deus e do poder do Espírito Santo. Buscou viver de acordo com os ensinamentos daquele que se tornara o seu líder maior e levou a sua doutrina e ensinamentos até os confins da terra, abnegando-se de si mesmo, não se importando com sua vida terrena, pois o seu maior objetivo era ganhar o maior número de almas possíveis, com mão firme e também com amor mostrando-lhes o verdadeiro caminho, preocupando-se com suas vidas e salvação eterna. Como seu líder Jesus, Paulo contagiou-se de Cristo de forma tal que dizia aos seus seguidores “Sede meus imitadores assim como sois de Cristo”, (Ef 5 :1). Paulo era um discípulo que tinha respaldo de Deus para dizer tais palavras, pois se abnegou da sua própria vida a favor do seu ministro e fé em Cristo. Deixando por toda humanidade alguns procedimentos de uma liderança baseada em princípios. Ele desafiava o estabelecido, onde a liderança de Jesus se tornou tão influente que tem sido modelo a ser seguido até por aqueles que não fazem parte do seu rebanho atual de mais de dois milhões de seguidores do cristianismo. Inspirando uma visão compartilhada durante toda sua vida terrena, Jesus conviveu com a visão de equipe, viver em plenitude, isto é, seu objetivo é que toda humanidade compartilhe com ele sua visão de mundo. Jesus não era egoísta, preparou seus discípulos para que agissem, para que suas palavras e ações encontrassem fortalecimento necessário.
O desejo de Jesus era de ter mais adeptos para agirem de acordo com o espírito humanitário que pregava e dava exemplos. Apontava o caminho, que era amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ele soube apontar o rumo, a direção de forma que nenhum jamais poderá fazer. Encorajava o coração de todos e trazia sempre em seus discursos palavras de fé, ânimo e perseverança, restaurando assim os corações enfraquecidos, mostrando que um líder precisa ser corajoso para enfrentar momentos adversos, e tomar atitude positiva para corrigir algum problema que possa ocorrer.
A liderança espiritual é assunto de poder espiritual superior, o qual jamais é gerado pelo próprio homem. Ele só é capaz de trabalhar através dele, num grau superior ao daqueles a quem lidera. Um líder espiritual sempre irá confiar em Deus, conhecer também a Deus, procurar a vontade de Deus, ter humildade, encontrar e seguir os métodos de Deus deliciar-se em obedecer a Deus, ser motivado pelo amor de Deus e aos homens e acima de tudo, depender de Deus.

Habilidades de Comunicação na liderança de Jesus

 Ele falava de forma clara e concreta, dando instrução a todos não importando a classe das pessoas, mais tinha as respostas prontas e argumentos para tirar qualquer que fosse a dúvida (Lc 10: 25,28. Mc 4, 33, 34). Jesus expunha a hipocrisia dos fariseus em sua época e criticava regras inventadas para sobrecarregarem o povo.

E indo, pregai, dizendo: é chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônio: de graça recebestes, de graça daí. Não possuais ouro, nem prata, nem core, em vossos cintos. Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento e, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes procurai saber quem nela seja digno, e hospedai vos ai até que vos retireis. E quando entrardes nalguma casa, saudai-a;”. (Mt 10:7-12)


Jesus quando designava tarefas aos seus seguidores fornecia orientação certa para que o desejado fosse alcançado. A boa comunicação é essencial em todos os aspectos da liderança. Prova disso é o relacionamento de Jesus com todos que o seguiam: Era um líder deposto a assumir a função de servo. Não se preocupava em ser o primeiro. Sua liderança não era autoritária. Estava sempre disposto a ouvir e dar atenção. Estava em continuo treinamento com seus liderados e procurava nutri-los da melhor maneira possível. Sua liderança baseava-se na humildade. Jesus Cristo demonstrou essa qualidade em alto grau ao dar a sua própria vida em sacrifício a favor dos homens (João 15: 13), de todas as coisas que realizou na terra essa sem dúvida foi a maior e mais duradoura de seus atos, tanto que é lembrado e reconhecido até hoje por isto. Nesse texto, Jesus dá uma demonstração de amor sem reservas, onde o seu principal objetivo não era primar por seu bem estar e sim, fazer a vontade daquele que O enviou.
Um líder de Excelência, com uma visão de coletividade e com uma liderança descentralizada consolida sempre seus seguidores, trazendo confiança, pois se recusa a permitir que obstáculos detenham ou mudem o curso que ele pretende seguir. Com o exemplo de Cristo, o líder cristão tem de definem e concentrar-se em seu alvo; têm a sabedoria, determinação e não se associa com pessoas “com uma mentalidade voltada para os problemas”, mas com aquelas “voltadas para as soluções”. Eis porque é importante o discipulado cristão. Gera no crente as características do homem nascido de novo. Recebe o padrão de Cristo e tem o seu temperamento controlado pelo Espírito Santo, gerando qualidades de um líder que todo líder cristão deve ter, tais como: ambição cristocêntrica, desejando ser sempre um instrumento de Deus, mesmo com imperfeição e lutando contra as tendências egocêntricas; visão, entendendo que a visão é a idéia criativa de Deus revelada a mente do homem para que a execute. A visão de um líder o impulsiona a enfrentar os obstáculos gerados pelo inferno, até ver a manifestação da glória de Deus, iniciativa, pois o líder sem iniciativa é um desastre, a iniciativa implica tomada de decisões, e para isso deve estar sempre preparado para assumi-las.O líder Cristão precisa de capacidade de ação; serenidade para enfrentar os problemas com a devida calma e segurança, mesmo quando houver algumas incertezas. O líder não pode demonstrar dúvidas e preocupações em determinadas situações; confiança onde o líder precisa confiar nos outros. Quando ele não confia é porque não acredita em sua capacidade e agindo assim, o líder impede que as pessoas cresçam e se desenvolva simpatia, compreendendo as pessoas em particular. Entusiasmo, pois o líder precisa vestir a camisa com entusiasmo para alcançar seus objetivos; autenticidade exigindo sempre um padrão básico de comportamento que corresponde aquilo que pregamos até mesmo o esforço de autocorreção e de crescimento e planejando suas atividades, para efetivação de sue trabalho para edificação do reino de Deus.

Conclusão

Ao estudar o tema sobre liderança, vê-se que há uma crescente necessidade de investimento nesta área. Ser líder e liderar não é uma tarefa fácil. Precisa ser minuciosamente ser planeada e palmilhada com cuidado, atenção e dependência de Deus. Jesus Cristo é considerado por alguns o maior de todos os lideres, porque Ele era capaz de influenciar as pessoas a atingir o objetivo, Ele é tão perfeito em sua liderança, como ressalta as escrituras que continua influenciando até hoje. Jesus foi o líder maior em todos aspectos, pois soube tratar a todos com consideração. Ele sabia, cativar e convencer as pessoas e não apenas impor as coisas, pois assim Ele conquistou o respeito, admiração e apoio. Jesus dava bom exemplo não só em palavras mais em ações.
Jesus era um líder incansável, Ele trabalhava arduamente por seus objetivos que era dar testemunho da verdade. As pessoas ficavam maravilhadas com as coisas que Ele ensinava e os milagres que realizava.
REFERÊNCIAS

Apostila do Seminário Teológico Batista Nacional-Setebam. Crescimento na Igreja. 1998

Bíblia de Estudo Plenitude, 1995,

Dusilek, Nancy G. Liderança Cristã. Bíblia (tradução do novo mundo das Escrituras Sagradas)

Dusilek, Nancy Gonçalves. Liderança cristã: A arte de crescer com as pessoas. 6° edição. São Paulo, SP. Juerp. 2002.


Dominguez. César Castellanos, Liderança de Sucesso através dos 12 (Liderança Cristã)

Sanders, J. Oswald. Liderança espiritual, Liderança Cristã. São Paulo, SP, Associação Religiosa. .Mundo Cristão.

Milhomens, Valníce. Onde a Igreja estava, está e para onde vai. Congresso Profético, 2001. Editora Evangélica Esperança, 1998.

 “Seminário de Liderança Cristã” - Pr. Antonio Gilberto, Rio de Janeiro / RJ.
-“Curso de Liderança Cristã” - Pr. Sóstenes Apolo, Brasília / DF.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário