sexta-feira, 15 de julho de 2011

O PROPÓSITO DA LIBERTAÇÃO

Estudo para as células.
13 de Junho de 2011.

 “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram” (Marcos 5.15).

Introdução:
Qual a reação de um pássaro preso posto em liberdade? Ele terá dificuldade em alçar vôo. O pássaro precisará de um tempo de adaptação para voar.
Usamos esta ilustração para mostrar que muitas pessoas libertas não sabem fazer o uso correto da libertação.
Depois de libertos do cativeiro egípcio, os israelitas tiveram dificuldade de se ater ao propósito de sua libertação. Não focaram no objetivo divino (Ex 19.5,6) “... então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino sacerdotal e nação santa...”. Eles foram livres do Egito, porém, ainda eram escravos da falta de visão, do modo de pensar correto diante de Jeová.

1.      Revelar-nos a misericórdia de Deus em salvar.
O profeta Jeremias nos diz que; “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”. O Senhor Jesus atravessou o mar da Galiléia, enfrentando uma tempestade horrível arriscando a sua vida e de sua equipe para salvar um homem num quadro de loucura e desespero. De fato uma alma vale mais do que o mundo inteiro. Este é o amor que Deus tem pelo ser humano (João 3.16).

2.      Revelar-nos o poder supremo do Senhor Jesus Cristo.
Embora a vida daquele homem estivesse destruída e habitasse naquele homem uma legião de demônios (6.000), Jesus não encontrou dificuldade de dá ordem para que fossem expulsos.
A ordem foi clara: “Porque Jesus dissera: Espírito imundo sai desse homem” (5.8). O Filho de Deus quer dá esta mesma ordem sobre sua vida e toda obra de destruição será quebrada.
Ele afirmou que toda a autoridade no céu e na terra lhe pertence (Mateus 28.18).

3.      Fazer-nos novas criaturas.
Toda a ação divina edifica, vitoria, liberta. Jesus afirmou ser a vida (João 14.6). Quem ousaria sonhar com a transformação, a cura ou a libertação daquele homem? Se nos transportarmos para aquela cena qual seria a nossa resposta? No entanto, Jesus deu àquele homem a possibilidade de ser uma nova pessoa. O texto diz: “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram” (Mc 5.15).
Vejam que o homem mudado estava com Cristo. Onde Jesus está há pessoas transformadas. O seu primeiro milagre foi transformar água em vinho, o que não é em algo que tem identidade.

4.      Devolver o senso de missão para o qual fomos criados.
Na introdução mencionamos que os Israelitas foram libertos, mas tiveram dificuldade de cumprir o propósito desta libertação: ser uma nação sacerdotal. A igreja do Senhor Jesus recebeu esta missão do seu mestre “Ide e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).  Este é o propósito da libertação. Muitos receberam do Senhor Jesus e hoje se encontram intimidados e calados.
O exemplo deste ex-endemoninhado é um forte apelo do Espírito Santo para a igreja destes dias.
Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera...” (Mc 5.19,20).
O Mestre lhe negou o pedido de segui-lo para a Galiléia, pois seria mais útil ali em Gadara. Em Gadara, através das boas-novas de salvação seria instrumento de libertação para outras pessoas.
Os tempos mudaram, mais as necessidades do ser humano ainda é a mesma: de perdão, de libertação, de novo nascimento. A origem dos seus problemas ainda é a mesma: Falta de comunhão com Deus.
Conclusão:
Para a amada igreja de Cristo continua o desafio de cumprirmos o chamado do Mestre: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Para aquele que reconhece que ainda precisa receber esta libertação, hoje o Senhor Jesus deseja alcançar o seu coração e mudar o rumo da sua história.

Ap. Paulo Jorge Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário