quinta-feira, 28 de julho de 2011

TABERNÁCULO: A TENDA DA GLÓRIA DE DEUS


Antonio de Jesus

Carlos Sales


                                  ¹Antonio de Jesus Cruz Araújo
²Carlos Alberto Ferreira de Sales


 
 
 
 
 
 
  RESUMO


O Tabernáculo é uma estrutura construída pelos filhos de Israel sob a supervisão de Moisés, por volta do ano 1450 a.C. O esboço do Tabernáculo e os materiais de sua construção foram especificados com grandes detalhes por Deus a Moisés no Monte Sinai, poucos dias depois que os filhos de Israel haviam saído do Egito, onde, por centenas de anos, eram escravos (Ex. 19). O Tabernáculo era uma construção portátil feita por metais preciosos onde o próprio Deus descreveu toda sua arquitetura e ornamentação, para simbolizar sua glória ao povo de Israel durante a peregrinação de quarenta anos dos filhos de Israel pelo deserto e depois na terra de Canaã.














 ____________

¹Teólogo pelo CFMSV (2008). Caxias-MA.
²Teólogo pelo CFMSV (2008). Caxias-MA.


INTRODUÇÃO

 
O povo de Israel esteve cativo no Egito durante 430 anos, escravizado por Faraó. Moisés é escolhido por Deus para libertar seu povo e no meio da sarça ardente, recebe a missão de guiá-los pelo deserto, na esperança de chegar à terra prometida. Êxodo 3;12., Deus diz: “eu serei contigo; e este será o sinal de que eu ti enviei: depois de ter tirado o povo do Egito, servirá a Deus neste monte”.
Seguiram pelo deserto conduzido durante o dia por uma coluna de nuvens e a noite por uma coluna de fogo. Deus os faz atravessar o mar vermelho como que por terra seca e destruindo assim os seus inimigos, e o povo foi ao monte e ali adoraram a Deus como Ele havia dito a Moisés.
E o povo pediu que não falasse mais Deus com eles e sim com Moisés e então Ele ordena á Moisés que construa a estrutura chamada “TABERNÁCULO” e pede que o povo de Israel traga uma oferta alçada para a construção de um santuário para que Ele o Senhor pudesse habitar no meio deles. E disse Deus: “conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis”.(Êxodo 25;1-9)


TABERNÁCULO: A TENDA DA GLÓRIA DE DEUS


Tabernáculo é uma palavra que no (hebraico; é mixkan.que significa onde Deus acampou diante do seu povo,  e ou no grego (skené ).
O templo no deserto era chamado de Tenda da reunião (obel mo`ed) onde Deus encontrou-se com seu povo ‘’Tenda’’ou no dizer da vulgata, ‘’TABERNÁCULO’’cujo significado do termo esta no substantivo ‘’morada’’que tem origem no verbo ‘’morar’’,( R De Vaux. Disc. Bíblico,João Batista Ribeiro Santos)
Quando Deus ordenou a construção do Tabernáculo, Ele próprio determinou as medidas e seus utensílios, o tipo de tecido e de pele que seriam usados, a madeira, a prata para servir de base, o ouro e o bronze para revestir todos os utensílios. Deus escolheu o tipo de bordado que seria feito nas cortinas, os encaixes para a união de cada peça umas com as outras, a posição que seria montada a Tenda e as tribos que ficariam à esquerda e a direita por detrás e pela frente, quem entraria para servi-lo no altar, e quem entraria no lugar Santíssimo onde Deus falaria com ele face a face.
                           
Todo material utilizado na construção do Tabernáculo foi adquirido no próprio local onde eles estavam, pois havia ali mesmo em larga quantidade. As madeiras vieram das florestas do deserto.Todo o metal precioso da época que foi exigido pelo Senhor foi doado pelos homens e mulheres do acampamento. Os braceletes, as arrecadas, os anéis e os ornatos dos braços; todos os vasos de ouro foram postos à parte para donativos do Senhor. carmesim, púrpura e escarlata, linho fino, pelos de cabra, peles de carneiro, metais de prata e de bronze, panos de cetim para vários usos, tudo o povo ofereceram ao Senhor. Os príncipes ofereceram pedras cornelinas e pedras preciosas para o éfode (Ex 35.21-29). Todo o material que restasse na construção provisória seria guardado para a construção da tenda permanente. A Madeira de acácia daria a estabilidade necessária para a armação da tenda, que se consistia em três partes: Um átrio exterior incluído por cortinas apoiadas em pilares, O altar de sacrifício (altar de bronze) que estava dentro do átrio em frente da entrada e o próprio Tabernáculo que dividido por um véu (ou cortina) ficava localizado na parte ocidental do átrio.
Todos materiais utilizados na construção do Tabernáculo têm uma simbologia. Nada foi escolhido por acaso. O bronze representa julgamento de juízo e apontava para a crucificação de Jesus no madeiro com os pregos ou cravos desse metal. Fala também do caráter divino (2 Co 5.21), o Ouro,  simboliza a divindade incorruptível de Cristo. Fala da deidade de Cristo e representa a glória divina do Senhor Jesus como filho de Deus e Deus o Filho (Ap 21.18) e a Prata, representa a redenção e a purificação.
Dentro do Tabernáculo, o Senhor exigiu a presença de alguns objetos que deveriam permanecer ali:


A Arca do Concerto e o Propiciatório – A arca, toda feita de madeira de acácia e revestida de ouro puro, foi a primeira peça que Deus instruiu a Moisés que fizesse. Ficava no Santo dos Santos, e representava a base do trono de Deus (Ex. 26.33). . A madeira de acácia representava a humanidade de Cristo (Is 53.2), que por sua vez também representava o testemunho de Jesus. Nela foram guardadas: A vara de Arão que Deus fez florescer, que falava da ressurreição de Cristo e do ministério aprovado por Deus que floresceu e deu muitos frutos até hoje. (Jo 1.17), O maná, representando a provisão de Deus na memória do povo de lsrael. e para que as gerações futuras ouvissem o testemunho á respeito de Deus (Ex 16.32) e as  tabuas da lei, que representavam a vontade de Deus para curar o povo de Israel. (Sl 40.8). O propiciatório (tampa da arca), era igualmente feita de ouro, com dois querubins, que ficavam frente a frente, com suas asas cobrindo-lhes o rosto, inclinados em sinal de reverência, pois neste lugar o sacerdote falava com Deus face a face. Representa o lugar do perdão de Deus (Is 6.1). Era um tipo de misericórdia, pois a palavra propiciatória significa “(onde Deus nos é propicio)” e apontava para a propiciação de Cristo”.

 “Mas eu tenho o maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes o seu parecer” (Jo 5.36,37).



A mesa dos pães da proposição, que era uma mesa feita de madeira de acácia e revestida de ouro, medindo 90 centímetros de comprimento, 40 centímetros de largura e 70 centímetros de altura, ficava à direita da entrada da tenda. Nela eram colocados os pães da proposição, onde representa a mesa de Cristo na qual participamos do pão da vida, sua carne e sua palavra a qual nos alimenta todos os dias (Jo 6.35), O Candelabro (Castiçal) - Uma peça que ficava na parte esquerda da entrada do tabernáculo feita de ouro puro com sete taças que seriam usados para por o azeite. Indica ou representa iluminação e a direção do Espírito Santo. Com suas sete luzes destacam a beleza desta fonte de luz, uma indicação do valor da estética na adoração. As sete lâmpadas mostram a perfeita luz do Espírito Santo e tem tudo a ver com a eficácia e perfeita obra de Cristo, O Altar do Incenso ficou localizado na parte frontal da tenda, próximo à entrada do Santo dos Santos. Nele ardia fogo continuamente, onde era anualmente colocado o sangue dos animais sacrificados pelos sacerdotes pela expiação da culpa. Fala das orações dos santos e a nossa adoração diante de Deus oferecendo-se em sacrifício integral e entrando em contato imediato com o coração de Deus (Ap 8.3 -4), As Cortinas que cobriam o Tabernáculo (Ex 26. 1- 6), eram quatro coberturas, sendo uma de linho fino retorcido, nas cores branco, azul, púrpura e carmesim, uma cobertura de pele de cabra, outra de pele de cordeiro e uma menor com pele de texugos (animais marinho). O linho fino (branco) das cortinas simbolizava a pureza de Deus e da sua separação do pecado, o azul, representava aquele que vem do alto. É uma expressão judaica para o céu. Fala do encontro do homem com Deus e do nosso Redentor que é Jesus; (Nm 15.38-40); a púrpura indicava realeza, indicando Jesus como rei dos reis e Senhor dos senhores; a pele de cabra, fala de Cristo como redentor, mas também fala de sua humildade, simplicidade, pureza e justiça (Jo 8.46); a pele de carneiro (tingido de vermelho) simboliza o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário e fala dele como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo 1.99) e a pele de texugos fala de Cristo como homem. “Não havia nenhuma beleza externa nem formosura, era desprezado e o mais rejeitado entre os homens Assim era o tabernáculo sem beleza externa. Igualmente Ele era o tabernáculo”.(ls 53;2)

O véu que se rasgou no dia da crucificação de Jesus na cruz pelos nossos pecados.(Mt 27.51).era o que separava o resto do Santuário do lugar chamado Santo dos Santos, no qual havia apenas a arca e o propiciatório. Os quatro véus que cobrem as quatro colunas da entrada da tenda por suas cores significam ou aponta para os quatro evangelhos pela ordem em que estes aparecem no Novo Testamento; falam da oportunidade para todos, pois o numero quatro está sempre relacionado com a plenitude da terra O Altar do Holocausto era uma peça feita de madeira de acácia, revestida de bronze e ficava no pátio, onde diariamente eram depositados sacrifícios ao Senhor. Aponta para a parte suprema do plano de Deus e o sacrifício do Senhor Jesus Cristo, para pagar o preço pelos nossos pecados na Lei da Substituição (Gl 1.4); A Pia de bronze ficava localizada também no pátio e continha a água purificadora que representa o poder purificador da palavra de Deus. Sem a qual ninguém pode se aproximar de Deus e o Átrio do tabernáculo representa a vida aparente normal da igreja exposta às tempestades da vida. As vestes sacerdotais eram consideradas roupas santas. Apontavam para a justiça de Cristo e indicavam que os sacerdotes eram homens preparados para a obra de Deus. Nas vestes tinha alguns símbolos com significados espirituais: Romãs, Carmesim, fundo branco, Púrpura, Azul, As duas pedras da estola, As 12 pedras do peitoral e os Calções de linho. (Ez 44.18)

Conclusão

Na análise da simbologia do tabernáculo, sente-se uma necessidade interior de conhecer o significado espiritual na construção do mesmo.  Percebe-se ainda que a seleção do material utilizado tem uma conotação real e visível aos olhos espirituais. Conclui-se que o Tabernáculo era a figura detalhada da vontade de Deus na pessoa do SENHOR JESUS CRISTO o qual cumpriu toda a justiça que era a vontade de Deus e através dele temos acesso.

Assim o tabernáculo é o princípio das lembranças visíveis de um Deus que é Espírito, e de Seu plano. Tudo no tabernáculo era um tipo de Jesus. Por isso é que Deus era tão específico sobre o que eles iam construir com isto. Eles não puderam usar um mínimo de imaginação humana. O ouro, prata, bronze, o linho branco fino, as quatro cores, o óleo da unção e o incenso, apontava Àquele que, "se tornou carne e habitou (literalmente tabernaculou) entre nós, Jesus.


 REFERÊNCIAS

                                                                                                                                                                                      ALMEIDA, Abraão de. O Tabernáculo e a Igreja: entrando com ousadia no santuário de Deus. CPAD 1985.

Biblia Sheedd. Antigo e Novo Testamento. ed. Vida Nova. São Paulo – SP. 1997.

HOLFf, Paul. O Pentateuco. ed vida. Doerfield, Flórida EUA. 1993.

JONG, Paul C. O Tabernáculo: um retrato detalhado de Jesus Cristo (I). Hephzibah Publishing House – Seul, Coréia 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário